5 tendências para o Comércio brasileiro em 2022

O portal Ecommerce Brasil antecipa as 5 tendências que o setor do comércio vai sentir no próximo ano. Depois de 2 anos de pandemia, a transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros é profunda.

Caixas de cartão com o símbolo de carrinho de compras sobre mesa com bandeira do Brasil

Após quase dois anos de mudanças inevitáveis no comportamento dos consumidores, é possível notar uma profunda transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros, analisa o site Ecommerce Brasil.

As tendências para o comércio identificadas abaixo ajudam a perceber as mudanças no mercado que afetam diretamente as empresas e a tomar decisões de negócio. 


Conheça as 5 principais tendências para o comércio no Brasil em 2022:

  1. Sustentabilidade para posicionar sua marca e conquistar novos clientes

Marcas que se colocam publicamente a favor da preservação ambiental e que colaboram efetivamente com ações sustentáveis, tendem a conquistar maior atenção e simpatia dos consumidores. É hora de repensar nas embalagens, nos recursos naturais (como água, energia elétrica e desperdícios), além da logística. Aposte em práticas efetivas e fuja de ações superficiais, que podem ser consideradas como greenwashing. Nessas condições, o efeito pode ser negativo para a imagem da sua marca.

   2. Idosos cada vez mais ativos no mercado de consumo

Com a longevidade do brasileiro a alcançar uma média de 80 anos e a evolução dos cuidados de saúde, os idosos estão cada vez mais ativos financeiramente. O público da terceira idade já representa 14% da população brasileira e representam 20% do consumo no varejo brasileiro, além de serem a faixa etária que mais vai crescer nos próximos 20 anos.

   3. Jornadas mistas: online e offline

Nos últimos dois anos, as vendas online dominaram o mercado, mas os próximos meses serão de retomada para os pontos físicos do comércio. É possível esperar uma mudança sensível no comportamento das pessoas em relação à pesquisa, escolha e compra de produtos. É importante oferecer conveniência aos clientes, com entregas diferenciadas e ágeis, retirada na loja, rastreio em tempo real dos pedidos, etc. Pensar fora da caixa, de maneira online e offline (ao mesmo tempo) nunca foi tão importante.

   4. Vendedor completo e digitalizado

O Conversational Commerce já é um modelo bastante comum na Ásia, mas ainda está a dar os primeiros passos no Brasil. Esta novidade tecnológica recorre a aplicativos de conversa como alavancas para digital commerce e geração de leads. Ou seja, além de gerar pedidos e nutrir relacionamento, é possível permitir aos consumidores finalizar transações no formato de diálogo. Isso dá ainda mais autonomia e poder aos seus vendedores, uma vez que eles poderão influenciar os clientes e fechar novas vendas, mesmo fora do ambiente da loja física.

   5. Gestão integrada com bases em dados é a palavra-chave para 2022

Organizar e planear suas operações é fundamental para conseguir oferecer um atendimento de qualidade para seu cliente. Além disso, mostrar uma estrutura que funciona bem agrega valor à sua marca. Sabe quanto vende? E qual vendedor/loja teve melhor desempenho no último mês? Sabe quais os produtos que tiveram maior saída? Ou ainda, quantos pedidos não foram fechados por motivo de quebra de estoque? Se não sabe as respostas para essas perguntas, precisa de uma gestão integrada, automatizada e na nuvem.

Leia o artigo completo aqui.

Scroll to Top