5G vai impulsionar digitalização no Brasil

Cidades inteligentes, internet mais rápida e digitalização são as vantagens conseguidas com a implementação do 5G no Brasil.

Caracteres brancos 5G pendurados numa estrutura metálica dentro de edifício industrial

A implementação do 5G no Brasil está prometida para 2022 e vai modernizar diversos setores da economia e da sociedade. O leilão do 5G no país terminou a 5 de novembro último, depois de alguns atrasos e percalços no processo. Foi aprovada a entrada de novas operadoras no mercado, com um encaixe de 46,7 mil milhões de reais (equivalente a 7,3 mil milhões de euros), um valor abaixo do inicialmente estimado. Foi, no entanto, o maior leilão de faixas de frequência da história do país e mesmo, segundo a OCDE, o maior leilão 5G no mundo.

De acordo com dados do Ministério da Comunicação do Brasil, estiveram a jogo vários lotes em quatro faixas nas frequências 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Das 6 novas operadoras – Winity, Brisanet, Cloud2U, Consórcio 5G Sul, Flylink e Neko – uma delas, a Flylink, desistiu do lote arrematado, sendo agora obrigada a pagar uma multa. Com a participação de operadoras que já atuavam no mercado brasileiro, entre elas a Claro, TIM e Vivo, são agora, no total, 15 as empresas que vão melhorar a internet no país.

O que vai mudar com o 5G no Brasil

Os efeitos mais visíveis deverão surgir apenas a médio e longo prazo. Contudo, vai valer a pena esperar. Segundo os especialistas, a tecnologia deverá trazer muitos benefícios em diferentes campos de atuação no Brasil, o primeiro país da América Latina a investir nesta tecnologia. 

Saiba o que pode mudar no Brasil com a tecnologia 5G:

  • Conexão com velocidade ultrarrápida;
  • Possibilidade de ligar diversos dispositivos à internet: smartphone, carro, semáforo, relógio, com melhor desempenho que o 4G;
  • Consolidação da internet das coisas;
  • Desenvolvimento das cidades inteligentes;
  • Comunicações e transmissões em tempo real;
  • Monitorização do tráfego;
  • Aplicações de segurança mais ágeis e dinâmicas;
  • Agricultura de precisão;
  • Cirurgias tele assistidas e robotizadas;
  • Redução de diferenças regionais;
  • Carros autónomos.


Que cidades brasileiras vão estrear o 5G?

Um estudo da Conexis Brasil Digital indica que sete cidades brasileiras já estão preparadas para receber 5G: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho. Outras quatro cidades estão a preparar-se para realizar testes: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. Para atingir a cobertura nacional, o 5G vai exigir uma quantidade de antenas de cinco a 10 vezes maior que a atual. De acordo com o edital do leilão, as operadoras precisam implementar o 5G nas capitais e no Distrito Federal até 31 de julho de 2022.

Scroll to Top