Brasil deve investir mais em tecnologia, diz Amy Webb

Amy Webb, fundadora do Future Today Institute, a falar numa conferência
Amy Webb, fundadora do Future Today Institute

A especialista em futuro Amy Webb participou no Tech Founders Summit, que decorreu no Brasil, em abril de 2022. Durante uma palestra virtual, defendeu que a falta de investimento do país em tecnologia é preocupante.

Apesar de não marcar presença fisicamente, Amy Webb falou no último dia do evento sobre tecnologia e inovação, que teve lugar no Cubo Itaú, São Paulo, com o objetivo de promover a conexão entre empreendedores, investidores e agentes do ecossistema tecnológico e discutir temas relevantes, com foco na inovação.

A investigadora realçou que a combinação entre biologia e desenvolvimento tecnológico pode ser extremamente benéfica para a economia brasileira, especialmente no agronegócio. A título de exemplo, citou as alterações biotecnológicas que podem ser feitas nas culturas de café e cana-de-açúcar, para que sejam mais resistentes às alterações climáticas. E adiantou que “o Brasil tem problemas muito sérios em relação ao foco em tecnologia e à distribuição da riqueza. Essas são desvantagens estratégicas do ponto de vista global”. Apesar de considerar estes fatores como capazes de atrasar a economia brasileira, afirmou também que são “problemas tratáveis”.

Quer saber mais sobre investimentos em tecnologia no Brasil? Veja aqui:

Amy Webb, especialista em futuro

Segundo o seu perfil de LinkedIn, “Amy Webb aconselha os CEOs das empresas mais admiradas do mundo, almirantes e generais de três estrelas, e a liderança sénior dos bancos centrais e organizações intergovernamentais”.

Um percurso impressionante para a fundadora do Future Today Institute, empresa líder em prospetiva e estratégia que ajuda os líderes e as suas organizações a prepararem-se para futuros complexos.

Amy Webb foi pioneira numa metodologia de prospetiva orientada por dados e tecnologia que é agora utilizada em centenas de organizações. É professora universitária; membro vitalício do Council on Foreign Relations; membro do Comité de Bretton Woods e membro do Fórum Económico Mundial, além de conselheira em diversas outras entidades. Foi também delegada na antiga Comissão Presidencial Bilateral EUA-Rússia, onde trabalhou sobre o futuro da tecnologia, dos media e da diplomacia internacional.

Amy Webb é também autora de vários livros, incluindo “The Genesis Machine”, que explora o futuro da biologia sintética; “The Big Nine: How the Tech Titans and Their Thinking Machines Could Warp Humanity” e “The Signals Are Talking: Why Today’s Fringe Is Tomorrow’s Mainstream”. Foi nomeada pela Forbes como uma das cinco mulheres que mudam o mundo, listada como as 100 Mulheres de 2020 da BBC, classificada na lista Thinkers50 dos 50 pensadores de gestão mais influentes a nível mundial.

Entre as suas intervenções mais populares destacam-se a apresentação do SXSW 2022, onde debateu como será o futuro passando do otimismo à catástrofe. Antes disso, tinha falado sobre a forma como o metaverso irá aprofundar as relações humanas e anteviu, numa entrevista ao The Washington Post, o desaparecimento dos Smartphones até 2031.

Edição: Brasdo com Epoca Negócios

Scroll to Top