Câmara do Comércio Americana elege Daniela Braga como Personalidade do Ano

A gestora portuguesa Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, é considerada a Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio Americana.

Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, com a sua imagem refletida numa superfície de vidro

Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, recebeu o prémio de “Personalidade do ano” da Câmara do Comércio Americana (AmCham Portugal). Segundo o jornal online Eco, a gestora portuguesa já tinha sido distinguida este ano como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela Apolitical e uma das 100 empreendedoras mais intrigantes de 2021 pelo Goldman Sachs.

Daniela Braga é uma das 12 pessoas que vai ajudar a desenhar a estratégia de dados para a inteligência artificial, nos Estados Unidos. 

“Em junho de 2021, foi criada uma task force pela administração Biden, a ‘National Artificial Intelligence Research Resource e Task Force’, que tem por missão o aconselhamento do governo federal, mas também a elaboração de um guia para a criação do centro de pesquisa nacional de inteligência artificial, uma plataforma de partilha de investigação, dando aos estudantes e investigadores de inteligência artificial acesso às ferramentas computacionais, dados, ferramentas educativas e apoio ao utilizador, cita o jornal, adiantando que esta task force é constituída por 12 elementos.

Com duas décadas de experiência em investigação, indústria e empreendedorismo, e uma formação que abrange desde a linguística à engenharia e à inteligência artificial, Daniela Braga faz parte dos líderes mundiais em crowdsourcing em grandes empresas. A empresária angariou mais de 63 milhões de dólares, sendo a empresária que angariou a maior série B numa empresa de IA nos Estados Unidos.

Em 2015 fundou a Defined.ai e, nos últimos anos, recebeu vários prémios e nomeações, tais como “Entrepreneur Of The Year 2020 Pacific Northwest finalist” e “Entrepreneur of the Year 2019”, pelo Prémio João Vasconcelos. Sob a sua liderança, a Defined.ai conseguiu o 27.º lugar na lista “Inc 5000”, ganhou o “VentureBeat AI Innovation Award” e foi apresentada em vários rankings, tais como a “Forbes America’s Best Startup Employers”, “Forbes’ America’s Top 50 Most Promising AI Companies” e “CBInsight’s AI 100: The Artificial Intelligence Startups Redefining Industries”.

A AmCham Portugal “é uma associação empresarial privada, independente e sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é desenvolver e facilitar as relações económicas e comerciais entre Portugal e os EUA, numa base de mútuo interesse. Tem ainda como missão ajudar a criar um bom ambiente de negócio, propício ao investimento, à competitividade, ao empreendedorismo, à inovação e à criação de emprego. Constitui-se como um fórum empresarial aberto à partilha do conhecimento e à discussão de ideias, visões e experiências, oferecendo um networking de excelência”, pode ler-se no perfil de LinkedIn da entidade.

Scroll to Top