O presidente da CCP conta com um volume de vendas 5% a 10% mais alto do que em 2019.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, no programa Conversa Capital, João Vieira Lopes assume que o setor aguarda uma subida entre os 5% e os 10% relativamente ao período pré-pandemia. “As nossas expetativas este ano eram bastante positivas, desde vestuário, calçado até às próprias ourivesarias”, disse o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).
Ressalvou, contudo, que pode haver “alguma catástrofe em termos de evolução da pandemia”.
Os representantes das Câmaras do Comércio e Indústria dos Açores estão igualmente “otimistas com as dinâmicas evidenciadas no comércio na atual época de Natal, perspetivando “um aumento das vendas este ano”, adianta o jornal Observador.
Diversos municípios portugueses têm dinamizado atividades de animação no comércio tradicional como forma de ultrapassar os maus resultados obtidos nos últimos dois anos, devido à pandemia. A Marinha Grande, por exemplo, está a sortear prémios em dinheiro em compras superiores a 10 euros. Também em Odemira e no Crato haverá sorteios de vales de compra entre os consumidores nesta época. Já em Santa Cruz, investe-se em promoções e facilidades de pagamento.
A aposta nas iluminações, feiras e mercadinhos, atuações de grupos musicais, leitura de contos e brincadeiras para crianças tem sido uma constante nos centros de muitas cidades.