A Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo distinguiu o CEO Global do Grupo MDS pela promoção de negócios e relações entre Portugal e Brasil.

Há mais de 20 anos que José Manuel Dias da Fonseca lidera os destinos da MDS no Brasil, tendo alcançado prémios de 440 milhões de euros e criado mais de 600 empregos. Antes disso, o gestor desenvolveu a sua atividade profissional através da AICEP. Em Portugal, o responsável tinha já liderado o primeiro projeto de bancassurance, além de ter fundado e dirigido uma das primeiras Gestoras de Fundos de Pensões e presidido à Real Companhia de Seguros. Foi ainda fundador e membro do Conselho de Administração da Brokerslink (rede internacional de corretagem) e promotor em Portugal da criação da APOGERIS – Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros (da qual foi presidente da direção durante mais de uma década, sendo atualmente presidente da mesa da assembleia geral).
A distinção da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo será atribuída em São Paulo a 22 de novembro, na gala anual da instituição, o maior evento da comunidade empresarial luso-brasileira, como forma de reconhecimento do seu papel na promoção de negócios e relações entre Portugal e Brasil. Ao ter conhecimento da homenagem, Dias da Fonseca recordou uma personalidade distinguida anteriormente com o mesmo prémio, entretanto já desaparecida: “É uma honra ’suceder’, após vários anos, ao Engenheiro Belmiro de Azevedo, um grande exemplo e impulsionador desta relação com o Brasil”. Mencionou também a “matriz transatlântica” da MDS, que se afirma como “um broker lusófono com posições de liderança em Portugal, no Brasil e em África, resultado do trabalho desenvolvido, mas também na consultoria e acompanhamento de clientes que contribuem para o desenvolvimento do comércio bilateral. Apesar de ser um reconhecimento pessoal, este prémio distingue o trabalho desenvolvido por toda a equipa do Grupo MDS, bem como a confiança dos nossos acionistas, que nos têm permitido continua a investir e a crescer, nomeadamente no Brasil que é para nós um mercado estratégico”.
A MDS entrou no país através de um acordo comercial com o grupo Suzano, o qual culminou, em 2002, no nascimento da joint-venture Lazam|MDS. Em 2009, a empresa brasileira assumiu finalmente a designação de MDS Brasil No último ano, adquiriu a Tovese, a maior corretora de seguros agrícolas do Rio Grande do Sul; e a corretora de seguros brasileira QH Consult. Anteriormente tinha entrado na Process, empresa brasileira especializada em seguros de bens e acidentes (P&C) e em garantias, bem como na Ben’s e na 838 Soluções, ambas consultoras brasileiras de seguros especialistas em benefícios flexíveis.
Hoje em dia, a empresa é um dos cinco maiores brokers de seguros no Brasil e líder de mercado na consultoria de riscos e seguros em Portugal, constituindo uma referência do sector nos países de língua portuguesa. A nível global, a MDS está presente em mais de 120 países.
A Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo é uma associação civil sem fins lucrativos centenária, fundada em 23 de novembro de 1912. Com mais de 450 associados de ambos os lados do Atlântico, tem como objetivo principal a promoção das relações bilaterais entre os dois países.