Franchising de origem brasileira domina em Portugal

Um em cada três novos negócios de franchising em Portugal foi aberto por brasileiros, segundo a Associação Portuguesa de Franchising.


Rua da Baixa de Lisboa com muitas pessoas, lojas, farmácias e esplanadas

Os negócios com origem no Brasil têm dominado o setor do franchising em Portugal nos últimos três anos. Segundo a Associação Portuguesa de Franchising (APF), os negócios são maioritariamente em Lisboa (52%), com o norte do país (38%) a registar grande crescimento, em especial Porto e Braga.

Já são mais de 15 as empresas brasileiras a operar em Portugal em regime de franchising. A APF revela que “Portugal continua a ser visto como um país de oportunidades e porta de entrada para a Europa para diversos empresários brasileiros que aqui estão e também para os que pretendem investir no país”. 

Alguns casos recentes que exemplificam esta aposta são o Eurofranquias, portal de franquias da Europa dedicado aos brasileiros; e o Grupo Bittencourt, que desenvolveu projetos para diversas marcas internacionais, como Intimissimi, Pepe Jeans, Coca Cola, Staples, KIABI e muitas outras no Brasil. 

Além de empreendedores brasileiros que querem trazer os seus negócios para Portugal, o portal regista o interesse de empresários europeus que querem levar os seus negócios para o Brasil.

“Enquanto divulgávamos franquias para brasileiros, percebemos que também os franqueadores europeus queriam atravessar para o Brasil e empresários brasileiros queriam trazer seus negócios para Portugal, então, fomos buscar o melhor parceiro para isso”, afirma Karoline Portela, diretora do Eurofranquias.

Já Pedro Rodrigues dos Santos, diretor geral do Grupo Bittencourt Europe em Portugal, procura parceiros de negócios que façam sentido ao seu core business e ao objetivo que a consultoria tem no país.

Scroll to Top