Gaia Innovation City, um novo investimento brasileiro em Portugal

Gaia recebe investimento brasileiro de mil milhões para novo centro tecnológico. O Gaia Innovation City poderá criar 15 mil postos de trabalho.


Com o objetivo de criar uma espécie de “Sillicon Valley” em Portugal e atrair gigantes tecnológicas como a Google e a Samsung, o grupo GCMP – Gestão de Capital & Management pretende construir a Gaia Innovation City, adianta o Jornal de Negócios. Este Pólo Tecnológico ficará localizado no antigo Parque de Campismo da Madalena. A empresa de São Paulo adquiriu, por 8 milhões de euros, os mais de 20 hectares de terrenos em Gaia, onde as tendas de campismo darão lugar a um “tech hub” de inovação capaz de unir o mundo académico ao profissional. 

Os números da Gaia Innovation City

  • 15 000 empregos diretos
  • 8 000 estudantes
  • 1 500 professores
  • Investimento: 700 a 1000 milhões de euros

“Os investidores têm realizado diversos estudos sobre a viabilidade urbanística, arquitetónica, sustentabilidade ambiental e económica do projeto, encontrando-se em fase de realização de um ‘master plan’, que servirá de guia ao projeto, bem como a concretização de um ‘business plan’”, cita o jornal.

Caso a proposta do grupo brasileiro seja aprovada pela Câmara Municipal de Gaia, o novo parque tecnológico será ocupado por escritórios, residências para estudantes, espaços de investigação, educação e de saúde, habitação, hotel, centro de congressos e unidades comerciais. O Grupo afirma que conta com diversas entidades interessadas no projeto, entre as quais a Google, Samsung, Babson College, Singularity University, Amazon, Tesla e Apple, entre outras.

Scroll to Top