iFood entrega alimentos com drones

A iFood recebeu autorização para fazer entregas com drones no Brasil, incluindo em ambientes urbanos.


A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – autorizou a iFood a utilizar o drone DLV-1 NEO para operar em voos comerciais em rotas de até 3 km e com cargas de até 2,5 kg. Uma “autorização inédita no Brasil”, relata o jornal Época Negócios, que permite à “iFood, em parceria com a Speedbird Aero, realizar entregas com o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA), em todo o território brasileiro”. Incluindo “em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto”.

Em comunicado, a empresa adianta que “os drones irão complementar a entrega, realizando apenas parte do percurso até um “droneport”, onde os entregadores poderão retirar os pedidos. O modelo DLV-1 NEO, fabricado pela Speedbird Aero, poderá operar comercialmente em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visão do piloto”.

O período de testes em diferentes regiões e contextos teve início há dois anos, com certificação CAVE (Certificado de Autorização para Voo Experimental). Foram realizadas mais de 300 entregas experimentais, na região de Campinas, interior de São Paulo. Mais tarde, a empresa fez novos testes em Sergipe, onde um drone percorreu 2,8 km em 5 minutos 20 segundos. O mesmo trecho percorrido por via terrestre pode levar entre 25 e 55 minutos.

Agora, a iFood pretende atuar em novas áreas, surgindo como uma opção “mais ecológica” na entrega de alimentos. “Esperamos que a inovação beneficie consumidores, restaurantes e entregadores”, diz o head de logística do iFood, Fernando Martins.

Scroll to Top