Indústria e serviços tecnológicos crescem nas exportações portugueses

A indústria e os serviços são os principais setores de exportação tecnológica portuguesa, segundo dados recentes. A digitalização da economia é uma tendência clara.


Grande plano de um ecrã de computador portátil com código escrito

As exportações nacionais de bens industriais por intensidade tecnológica têm crescido bastante em Portugal. Uma análise do Jornal Económico sublinha que é notória “a evolução nos últimos anos dos produtos de alta e média-alta intensidade, com ambos a crescerem a um ritmo superior à média do total das exportações industriais. Enquanto os bens com elevada componente tecnológica cresceram, entre 2014 e 2019, 85,1%, o total dos produtos industriais transformados cresceu 24,3%. Olhando para os bens de intensidade tecnológica média-alta, o crescimento foi de 36,1%, detalha um relatório do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia”. 

As categorias industriais de elevada intensidade tecnológica que registam mais exportações são compostas por instrumentos médicos, óticos e precisão; equipamentos de rádio, TV e comunicações; veículos a motor, reboques e semirreboques.

A nível de os bens e serviços tecnológicos, destacam-se os serviços de assistência técnica; os serviços de investigação e desenvolvimento e outros serviços de natureza técnica. 

“Esta evolução espelha bem a importância que a área tecnológica tem vindo a assumir na economia portuguesa e, em particular, na vertente exportadora. Foi também, em parte, este desenvolvimento que permitiu ao sector ver nascer os cinco unicórnios portugueses”, podemos ler na edição semanal daquela publicação.

Um dos sinais mais claros do desenvolvimento das exportações tecnológicas portuguesas pode ser encontrado na balança de pagamentos do sector. Partindo de um cenário, segundo os dados da PORDATA, com apenas 140 milhões de euros vendidos ao resto do mundo em 1996, que comparavam com quase 434 milhões importados, o país conseguiu, desde então, atingir vários marcos importantes neste indicador.

Scroll to Top