41% das empresas no Brasil usam Inteligência Artificial

O relatório da IBM Global AI Adoption Index 2022 prova que o número de empresas que recorre à Inteligência Artificial (AI) no Brasil está a aumentar.
O uso de IA tem aumentado globalmente já depois da pandemia. Neste relatório, a IBM revela uma nova perspetiva sobre a distribuição de IA em mais de 7.500 empresas em todo o mundo, 1.000 das quais da América Latina – incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.
No Brasil, 41% das empresas aderiram ativamente à tecnologia, especificamente em operações comerciais. As operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios são outras áreas de atuação.
De realçar que o investimento na transformação digital foi realizado à medida que as empresas enfrentavam os desafios da pandemia, nomeadamente a escassez de talentos e competências.
O recurso da IA nos negócios brasileiros terá sido impulsionado por diversos avanços que tornam a IA mais acessível (56%); a crescente incorporação em aplicativos de negócios (48%); e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).
Leia também:
Dados da Inteligência Artificial no Brasil
- 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão a explorar ou a implementar IA aceleraram os seus investimentos nos últimos 24 meses.
- 60% dos profissionais de TI no Brasil indicam que as empresas onde trabalham, pretendem acelerar suas iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiente, Sociedade e Governo) em processos e aplicativos.
- 43% das empresas brasileiras que exploram ou implementam IA têm uma estratégia holística.
- 10% das empresas brasileiras tem planos focados em casos de uso limitados ou específicos.
- 51% dos profissionais de TI na América Latina diz que é difícil garantir a segurança dos dados
- 50% dos profissionais considera difícil garantir a governança, conformidade e privacidade (50%).
- 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que as empresas estão a ensinar os funcionários a trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA.
- 40% das empresas dizem que os funcionários estão satisfeitos com o trabalho com AI.
- 26% das empresas menciona que os funcionários economizam tempo.
- Praticamente uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação nos departamentos de TI.
A AI e a resolução de problemas
Mais do que custos, falta de ferramentas, complexidade de projetos ou dados, competências limitadas de IA, a experiência ou conhecimento continuam a ser a maior barreira para a adoção de IA na América Latina.
Por outro lado, a IA está a auxiliar as organizações a lidar com a escassez de competências, através, por exemplo, da automatização de tarefas para trabalhadores qualificados para que possam ser mais produtivos ou da aprendizagem assistida por IA.
Leia também:
À medida que o investimento em IA continua a crescer, ainda existem barreiras à sua adoção no Brasil. Por exemplo:
- Preços altos (29%)
- Complexidade/dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%)
- Complexidade de dados (17%)
- Competências de IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%).
Estes obstáculos são sentidos principalmente pelas empresas de menor dimensão. No entanto, a IBM quer ajudar a quebrar essas barreiras e levar os benefícios da AI a cada vez mais pessoas e organizações em todos os setores.
Descarregue o relatório da IBM aqui.