Mais restaurantes e bares em São Paulo


Pastéis fritos em esplanada de São Paulo com copo de cerveja em segundo plano.

São Paulo regista aumento de novos restaurantes e bares

Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), abriram, em média, dez novos bares e restaurantes por dia – mais especificamente, 10,7. O total de 2.573 novos estabelecimentos foram registados entre agosto de 2021 e março de 2022 – o que equivale a dois terços do registado durante todo o período de restrições, entre março de 2020 e julho de 201.

A retoma da economia nos setores do comércio e serviços em São Paulo foi, em parte, suportada pelo controlo da pandemia no estado, defendem as autoridades. São Paulo registou um desempenho económico de 6,1%, superior à média nacional brasileira (0,6%) entre 2020 e 2021. Em 2022, depois de oito meses com restrições no atendimento presencial, verifica-se a abertura de cada vez mais restaurantes e bares naquele Estado brasileiro. 

A vacinação contra a covid-19 reforçou “as condições positivas para a retomada económica no setor de comércio e serviços”, considera o governo do estado, citado pela Agência Brasil. O último balanço de vacinação apontava para um total de 1078,7 milhões de doses já administradas.

“O sistema de saúde aponta para um cenário controlado da pandemia em São Paulo, o que é mais um aspeto decisivo para a retomada económica acelerada. A taxa estadual de ocupação de leitos hospitalares por pacientes com covid-19 em todo o estado está abaixo de 20%, tanto em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) como em enfermarias”, avançam as autoridades.

De referir que São Paulo ocupa a 21ª posição no ranking de maiores economias do mundo e a 3ª na América Latina. É também o maior produtor mundial de sumo de laranja, açúcar e retinol, com o PIB estadual a crescer 2,8% ao ano, segundo o Banco Central.

Edição: Brasdo com Agência Brasil e ABC

Scroll to Top