Pequenos negócios criam 76% dos empregos no Brasil

  Os micro e pequenos negócios são os principais criadores de postos de trabalho no Brasil. Só no comércio foram criados 116,7 mil empregos num mês.


Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostra que as micro e pequenas empresas continuam a ser as principais geradoras de novas vagas de emprego. De acordo com o levantamento, feito com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor foi responsável por 76% das vagas de emprego no país. Os dados correspondem ao mês de novembro de 2021, divulga a Agência Brasil.

Na avaliação do SEBRAE, há 15 meses seguidos que os pequenos empresários geram a maioria das vagas de emprego no Brasil. A média mensal do período é superior a 76% de participação na criação de novas vagas.

O comércio foi responsável pela abertura de 116,7 mil postos, seguido pelos setores de serviços (98,7 mil), construção (16,7 mil) e indústria (15,2 mil). 

No caso das empresas de médio e grande porte, o maior número de postos de trabalho foi gerado nas firmas do setor de serviços (80,8 mil vagas), seguido pelo comércio (21,3 mil). A agropecuária, indústria e a construção apresentaram saldo negativo de criação de novas oportunidades. 

Por outro lado, as pequenas empresas são as que têm pior avaliação para a obtenção de empréstimos no Brasil. Quase 33% dos empresários consideram o grau de exigência bastante altos.

FONTE: Agência Brasil

Scroll to Top