
Com o objetivo de avaliar o interesse nos terrenos no Polo Gaslub, em Itaboraí (RJ), a Petrobras disponibilizou uma consulta ao mercado. São 2,1 km2 terraplanados, que podem viabilizar outros investimentos para a região e o proporcionar o desenvolvimento de novas empresas, diz a Forbes Brasil.
Depois de receber as informações fornecidas pelos interessados durante a consulta, a Petrobras irá avaliar os modelos de maior potencial para a oferta dos terrenos disponíveis.
O principal projeto previsto pela Petrobras para o Polo GasLub é o UTG Itaboraí (Unidade de Tratamento de Gás Natural de Itaboraí), que integra o escopo do Projeto Integrado Rota 3. Este projeto inclui um gasoduto e respetiva infraestrutura de processamento. Quando for concluído, deverá ter capacidade para processar o gás natural proveniente do polo pré-sal da Bacia de Santos, numa quantidade equivalente a 21 milhões de metros cúbicos por dia.
Anteriormente, a Petrobras tinha informado sobre a reavaliação da data de início de operação deste Projeto, que estava prevista para o segundo semestre de 2022. Com a desmobilização da força de trabalho da empresa SPE Kerui-Método, responsável pelas obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), numa decisão unilateral, a obra ficou paralisada.
Apenas as atividades de preservação dos equipamentos e das instalações foram realizadas deste então. Assim, a Petrobras quer minimizar os impactos à conclusão das obras e encontrar outra solução para os terrenos.
Preço de combustível a baixar
Depois de semanas a subir, o preço da gasolina regista finalmente uma descida de 5% nas refinarias da Petrobras., a partir de 19 de julho. O preço do diesel ainda não foi divulgado.
Esta redução surge na consequência da queda moderada do preço do petróleo. A Acelen, controladora da Refinaria de Mataripe, na Bahia, foi a primeira a reduzir o preço da gasolina em cerca de 7%.
O último ajuste tinha sido feito a 17 de junho, com uma subida de 5,18% no preço da gasolina e de 14,26% no valor do diesel vendido nas refinarias da Petrobras.
Sobre a Petrobras
A Petrobrás é uma S.A. de capital aberto que tem como principal acionista o Governo do Brasil. Segundo a Wikipedia, é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para a exploração em águas profundas e ultra profundas.
A empresa foi criada em 1953 e deixou de monopolizar a indústria no Brasil em 1997. Contudo, ainda é a mais importante produtora de petróleo no país, ultrapassando os 2 milhões de barris por dia. A Petrobrás é a 70ª maior empresa pública do mundo, responsável pela exploração, produção, refinaria, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e derivados, operando em 14 países.