PRR quer reforçar bairros comerciais digitais

O Plano de Ação para a Transição Digital do PRR visa reforçar a digitalização das empresas do comércio. Os projetos devem ser apresentados até 31 de março.


Os Bairros Comerciais Digitais são uma das apostas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que define um alargado espetro de medidas e reformas que incidem sobre as dimensões da Resiliência, da Transição Climática e da Transformação Digital.

Neste contexto, a Componente 16 – Empresas 4.0, integrada na dimensão da Transição Digital, decorre do Plano de Ação para a Transição Digital (PATD) e visa reforçar a digitalização das empresas, de modo a recuperar o seu atraso face ao processo de transição digital em curso. Os projetos devem ser apresentados ao IAPMEI até 31 de março.

O Investimento 02 (C16-i02), parte integrante da Componente 16 referente ao Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, procura promover a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

Este Investimento, a que corresponde o Aviso N.º 01/C16-i02/2022, referente à  Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, afigura-se como particularmente relevante para os setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, surgindo, igualmente, como uma medida catalisadora do crescimento económico, visando a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

FONTE: IAPMEI

Scroll to Top