Comércio, educação e imobiliário são os eixos económicos onde São Paulo se distingue, conclui o ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios da revista EXAME.

O ranking 2021 das Melhores Cidades para Fazer Negócios coloca São Paulo como a melhor escolha em três setores principais. Barueri, São Bernardo do Campo e Petrolina são outras cidades consideradas. Elaborado pela consultoria Urban Systems, em exclusivo para revista brasileira EXAME, o ranking distingue as melhores cidades para negócios em seis setores económicos:
- Comércio: São Paulo, seguida de Barueri e Florianópolis
- Serviços: Barueri, seguido de São Paulo e Florianópolis
- Indústria: São Bernardo do Campo, seguido de Cubatão e Igarassu
- Imobiliário: São Paulo, seguido do Rio de Janeiro e Belo Horizonte
- Educação: São Paulo, seguido do Rio de Janeiro e Curitiba
- Agronegócio: Petrolina, seguido de Patos de Minas e Barrerias
Foram analisados municípios com mais de 100.000 habitantes, bem como as respetivas infraestruturas de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.
Este ano, a empresa avaliou ainda o ritmo de vacinação e taxa de letalidade do coronavírus em cada um dos municípios.
“Os estudos elaborados pela Urban Systems consideram a dimensão ampliada do olhar de negócios, elevando o município como o protagonista do desenvolvimento econômico e identificando as oportunidades com potencial para ampliar o desenvolvimento econômico das cidades”, defende Willian Rigon, sócio e diretor de marketing da consultora.