Spacehunters encontra o ponto comercial ideal

A start-up brasileira Spacehunters dedica-se a encontrar o espaço comercial perfeito para cada negócio.

Spacehunters é uma plataforma que encontra o ponto comercial ideal para abrir um negócio. Numa reportagem da Globo, a start-up revela que já ultrapassou os 600 clientes em 12 países e fatura mensalmente R$65.000.

Abrir uma empresa pode levantar diversas dúvidas, mas o trabalho passou agora a ser mais facilitado, pelo menos numa dificuldade específica: encontrar a melhor localização para o contacto com o público. “A gente calcula como a cidade funciona e consegue explicar por que as pessoas se concentram em determinados lugares, para que lado a cidade tende a se concentrar, que ruas as pessoas tendem a utilizar, quais são as regiões que têm a melhor abrangência naquele ambiente, ou seja, a gente consegue entender praticamente o subconsciente da cidade com números matemáticos”, explica um dos sócios da Spacehunters, Francisco Zancan.

A empresa, sedeada no Rio Grande do Sul, é gerida por Zancan e Arthur Dias Duarte. Com recurso a Big Data, cruzam os dados do mercado com características como a demografia, a renda e o público-alvo. Depois de todas essas análises, identificam o local e classificam-no com notas de zero a dez, de acordo com o potencial de cada uma. “Os dados usados para fazer os relatórios são de pesquisas públicas divulgadas pelo IBGE. Quando eles não existem, os cálculos são feitos a partir do mapa da cidade”, adianta a Globo.

Um cliente satisfeito referido na reportagem é Leandro Aquino, que possui uma franquia de uma rede de lanchonetes temáticas, e que procurava precisamente este tipo de informação para ajudar a escolher o ponto comercial ideal para o seu negócio. “Um fator decisivo foi a questão de que as pessoas faziam grandes deslocamentos na região onde a gente está. Tinha uma grande densidade populacional, uma renda per capita interessante e não existia nenhum empreendimento igual ao nosso. Então esse foi um fator fundamental para a gente se instalar onde nós estamos”, conta Aquino.

A consultoria da Spacehunters custa, em média, R$3.000, e disponibiliza cinco modalidades diferentes de serviços: 

  • Busca de novo ponto
  • Análise de ponto existente
  • Potenciais do ponto
  • Análise interna do shopping 
  • Melhores cidades ou regiões para o negócio

Veja aqui a reportagem em vídeo da Globo.

No segmento Trends Hunters Week, a plataforma também acompanha as principais tendências sociais, de negócios e imobiliárias, abordando temas como o mercado pós-pandemia, as principais tendências morfológicas e o Data Beer: onde surgem os bares e o que eles dizem sobre as cidades brasileiras.

Scroll to Top