State of Search Brazil revela os hábitos de compra dos brasileiros

93% dos brasileiros fizeram alguma busca online de informações pelo smartphone nos últimos 12 meses, revela uma pesquisa da Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box.


Ilustração de uma pessoa sentada à frente de computador portátil, com ícones de ideia e de conversa sobre fundo amarelo

93% dos brasileiros pesquisaram no Google antes de comprar alguma coisa no último ano, revela uma pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital (especializada em Search Engine Optimization) em parceria com a Opinion Box. A 2ª edição do estudo State of search Brazil mostra que 53% dessas buscas ocorreram apenas através de texto, 5% apenas por voz e 42% tanto por texto como por voz.

O estudo também conclui que a pesquisa na internet é um processo decisivo na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Das pessoas que compraram em lojas físicas nos últimos 12 meses, 19% fizeram uma pesquisa no Google e outros motores de busca antes, 12% pesquisaram em marketplaces e 10% recorreram à pesquisa de imagens.

O State of Search Brazil também revela que, ao buscarem informações no Google, 60% das pessoas preferem aceder aos resultados na primeira página. 13% dos consumidores clicam no primeiro resultado — independentemente de ser anúncio publicitário ou não — e 27% dizem clicar no primeiro resultado após o anúncio. Por outro lado, ao pesquisarem no Google, 60% dos brasileiros afirmam que vão até o final da página para ver os resultados e 41% informam que clicam às vezes nos anúncios.

Categorias mais pesquisadas:

Eletrodomésticos: 53%

Alimentação: 48% 

Moda: 47% 

Entretenimento: 41%


Dispositivos mais utilizados:

Smartphone: 29%

Notebook/computador: 57%

14%

Ambos: 57%

Scroll to Top