A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) já apresentou o seu Plano de Ações Internacionais para o próximo ano.

No Plano de Ações Internacionais da CCIP, são muitas as iniciativas previstas entre missões empresariais, mentorias sobre exportação, webinars, reuniões one-to-one, seminários e ações de formação.
O programa anual 2022 pode ser consultado aqui.
Muitas destas iniciativas são virtuais, mas já se faz notar a tendência para a deslocação aos mercados e presença física dos intervenientes. Estão previstas três ações específicas para o Brasil: uma reunião das Câmaras de Comércio portuguesas, em abril; uma missão virtual em setembro; e uma missão empresarial em novembro. Por outro lado, em dezembro haverá uma missão inversa Portugal – CCP.
A CCIP tem como objetivo dar apoio à internacionalização das empresas portuguesas. A aposta na customização à medida de cada empresa e na segmentação dos mercados é uma das suas imagens de marca. A instituição coloca as empresas em contacto direto com potenciais clientes, distribuidores ou parceiros em vários mercados, preparando agendas individuais que prometem ir ao encontro das expetativas de cada uma delas. Também auxilia nos documentos de apoio como vistos, certificados de origem ou certificados de venda livre, por exemplo.
O diagnóstico para a internacionalização, a consultoria individual, a organização de eventos e as parcerias com diversas entidades a nível internacional são outros dos serviços prestados pela CCIP, uma instituição pioneira em Portugal fundada em 1831.