Web Summit Brasil tem lugar no Rio de Janeiro

Vista do Riocentro no Rio de Janeiro, Brasil

Falta um ano para o Web Summit Brasil

O primeiro Web Summit da América Latina vai ter lugar no Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de maio 2023. O Riocentro, no bairro da Tijuca, foi o local escolhido para a realização deste megaevento tecnológico, após análise de várias cidades no Brasil.

O Rio de Janeiro é considerado um dos “destinos mais quentes” para a indústria da tecnologia. Segundo Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit, os “investidores internacionais estão de olho na América Latina, e no Brasil em particular, atraídos por algumas das start-ups mais badaladas da região. Sentimos que é o lugar para estar agora e mal podemos esperar para ter nosso primeiro Web Summit Rio em 2023”.

A responsabilidade pela intermediação da candidatura coube à Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos no Rio de Janeiro. Rodrigo Stallone, CEO da agência, deu as boas-vindas ao encontro, considerando que “o evento marca o início de uma parceria entre o Rio e o grupo Web Summit para transformar o ecossistema tecnológico em toda a América Latina. Estamos confiantes de que o Web Summit encontrou seu novo lar para as próximas décadas e certos de que será um importante parceiro na construção de uma cidade mais sustentável, tecnológica e inclusiva junto connosco”. O empresário acrescentou ainda que “trazer o Web Summit para o Rio de Janeiro é uma grande vitória para o setor de inovação e tecnologia da cidade, do Brasil e do mundo. Estamos inserindo a Cidade Maravilhosa no circuito mundial de tecnologia”.

Também o prefeito do Rio de Janeiro, Eduado Paes, esteve presente no anúncio da escolha da cidade. “o Rio está voltando ao seu lugar de destaque no cenário mundial, e a escolha vai ao encontro do objetivo da cidade em se tornar a capital da inovação na América Latina”. O responsável disse também que “o Rio sempre esteve no palco de importantes eventos para o mundo. Agora, novamente, estamos liderando e trazendo as melhores empresas, talentos e investidores para discutir tecnologia e inovação aqui. O Rio já tem tradição em sediar grandes eventos internacionais, e estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos como a primeira cidade da América Latina a realizar um evento dessa magnitude”. Paes tinha já visitado o último Web Summit realizado em Lisboa, em 2021, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Económico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

Brasil, país unicórnio

Entre as economias da América Latina, o Brasil é a única entre os dez principais mercados globais de unicórnios (empresas que são avaliadas em mais de mil milhões de dólares). As start-ups brasileiras valiam, em 2021, o equivalente a 9,4 mil milhões de dólares, três vezes mais do que no ano anterior.

“Estamos muito animados para continuar a expansão global do Web Summit e mal podemos esperar para receber milhares de participantes, parceiros e expositores em uma cidade tão incrível como o Rio”, declarou Artur Pereira, country manager do Web Summit para Portugal.

Espera-se que assistam ao encontro mais de 10 mil pessoas, entre as quais dois mil jornalistas e dois mil investidores.

Esta é a primeira vez que o evento se realizará fora da Europa, depois de Dublin e Lisboa. O Web Summit té o maior evento tecnológico do mundo, que tem como objetivo contribuir para um ambiente de negócios inovador, atrair empresas de todo o mundo e gerar emprego.

Antes de chegar ao Rio, Lisboa acolherá mais uma edição do Web Summit, no Parque das Nações, entre 2 e 4 de novembro 2022. A venda de bilhetes começa já a 19 de maio.

Scroll to Top